Reflexões, notas, impressões, apontamentos, comentários, indicações, desabafos, interrogações, controvérsias, flatulências, curiosidades, citações, viagens, memórias, notícias, perdições, esboços, experimentações, pesquisas, excitações, silêncios.

domingo, 8 de outubro de 2006

Passeando na blogosfera - 4

Passado/Presente : um excelente blogue, da autoria de Rui Bebiano (coordenador, que já havíamos lido com agrado em "A Terceira Noite"), Miguel Cardina e Tiago Barbosa Ribeiro, centrado em temas de história contemporânea. Como se poderá ler no editorial deste espaço, "O objectivo de Passado/Presente é produzir e manter um espaço de informação, de crítica e de debate centrado na compreensão da história do mundo actual, mas aberto a diferentes saberes e acessível a um público diversificado de investigadores e de interessados. Nele se procurará divulgar e cruzar notícias, documentos, opiniões, comentários ou apontamentos relacionados com os diversos processos e tendências da observação contemporânea do passado recente, principalmente aquele que se desenvolve, em dimensão planetária, desde os finais da 2a. Guerra Mundial até à actualidade. Passado/Presente manter-se-á igualmente atento à integração dinâmica, na experiência actual, das leituras contemporâneas do passado."

Parede de Betão ao fundo do Túnel, um blogue irresistível, pelo humor arrazador e qualidade dos textos, embora inactivo deste o final do ano passado. É editado por Lhasa Loretto, uma enigmática bloguista que agora integra a equipa do Puta que Pariu. Destaca-se uma fabulosa entrada, sob o título "Descoberta Cidade Lendária no deserto do Pamir", uma blague bem ao jeito de Borges.

Estação Central, de JSA, um espaço generalista, organizado de forma original, escrito sem displicência, ironia q.b. e bem informado. Recomenda-se. É claro que não cumpro, escrupulosamente, um dos mandamento do blogger, aí consagrado: "Não blogarás aos fins de semana. Estes devem ser reservados para obter material para a semana".

Ver anterior

3 comentários:

  1. Grandes descobertas, sim senhor...

    ResponderEliminar
  2. O primeiro blogue foi logo para os meus favoritos...Boa.

    ResponderEliminar
  3. A lhasa não sei quantos é de estalo!

    ResponderEliminar