Reflexões, notas, impressões, apontamentos, comentários, indicações, desabafos, interrogações, controvérsias, flatulências, curiosidades, citações, viagens, memórias, notícias, perdições, esboços, experimentações, pesquisas, excitações, silêncios.

domingo, 18 de abril de 2010

Debaixo do vulcão



Da Islândia tem-nos vindo boa música e paisagens simpáticas, embora desoladas. Agora chegou-nos esta onda de poeira vulcânica, misturada com o gelo dos glaciares, que não pára de alastrar. Dizem os especialistas que respirá-la é como engolir vidro. Seja como for, o composto é fatal para os reactores dos aviões. Razão por que o espaço aéreo de 3/4 da Europa está fechado desde quinta-feira. Ainda ninguém ousou fazer a contagem real dos prejuízos. Mas que já têm muitos zeros à direita, isso posso garantir-vos. As últimas estimativas apontam para 200 milhões de euros*. A situação atingiu uma dimensão tal que Durão Barroso acabou por convocar um Conselho de Ministros extraordinário da UE. No mapa, repare-se que só praticamente a Península Ibérica, o Sul de Itália e dos Balcãs e a Grécia escapam à nuvem. Até nisto temos sorte. Quanto ao resto, é melhor nem falarmos.

*vendo bem, atá são números modestos... Basta lembrar que há gestores públicos em Portugal que "auferem" 1,5 milhões anualmente...

2 comentários:

  1. Qundo vi o título do teu post no meu blogue, pensei logo em Malcom Lowry. Engano meu, mas impressionou-me a imagem que adoptaste... espero que a sorte continue a acompanhar-nos (neste aspecto, pelo menos...) pois a sensação de isolamento, por estas bandas, é já demasiado pesada...:)) beijos,

    ResponderEliminar
  2. Olá Sílvia. Até que esta nuvem, muito próxima dos filmes-catástrofe muito em voga nos anos 80, pode trazer algumas consequências interessantes. Ver os políticos e os executivos a viajar de carro ou na bicha para o comboio é uma delas... lol. Bjs.

    ResponderEliminar