Já aqui se comentou a reacção do mundo islâmico a declarações do Papa contidas na conferência académica que proferiu na Universidade de Ratisbona. Tudo girou à volta da citação da frase de Manuel II Paleólogo, imperador de Bizâncio, que diz a um seu interlocutor muçulmano: "Mostra-me o que Maomé trouxe de novo e encontrarás coisas más e desumanas, como o direito de defender pela espada a fé que pregava." Mas aquilo que está verdadeiramente em causa é a matriz grega do pensamento ocidental, segundo a qual a fé é inseparável da razão - o logos - como conclui, e bem, JPP , no Abrupto. Correspondência essa ignorada no Islão.
Ocasião pois para mostrar algumas das imagens que faltavam para uma melhor compreensão dos métodos da "persuasão musculada" utilizada nas terras do Crescente.
Ocasião pois para mostrar algumas das imagens que faltavam para uma melhor compreensão dos métodos da "persuasão musculada" utilizada nas terras do Crescente.
O texto do JPP está excelente e tu resumiste-o no essencial e mais importante. Fartei-me de rir com as legendas das fotos. Estão demais!
ResponderEliminarEste Papa está a surpreender-me. Onde o anterior era uma força da natureza em matéria de fé, este demonstra uma preparação teórica superior.
ResponderEliminarQuem é que haveria de adivinhar que uma civilização que já foi tolerante - veja-se o que aconteceu durante a ocupação da Península Ibérica, ou nos Balcãs, sob o Império Otomano - havia de dar neste fanatismo teocrático!
ResponderEliminarEntre ler alguns capítulos do Corão e ver um filme de terror prefiro ir à loja de Video alugar um DVD.
ResponderEliminarVendo bem, a justiça islâmica é um exemplo de como se pode ser magnânimo: corta-se uma mão a quem rouba uma laranja, lapida-se uma mulher casada que teve o azar de ter sido violada, mas aos cleptocratas que expoliam os seus povos nada se faz.
ResponderEliminarSeus porcos nazi-sionistas, cruzados de Bush, quando a acabar de aparar a barba e cagar virado para Meca, vou-vos mandar um míssil disfarçado de Pai natal, que é para aprenderem...
ResponderEliminarBin Laden