Reflexões, notas, impressões, apontamentos, comentários, indicações, desabafos, interrogações, controvérsias, flatulências, curiosidades, citações, viagens, memórias, notícias, perdições, esboços, experimentações, pesquisas, excitações, silêncios.

sábado, 23 de setembro de 2006

Eu fui ao jardim celeste...

Pedido de desculpas do Imperador Manuel II Paleólogo

Desfile de cozinheiros exibindo receitas originais do Bacalhau à Brás

Vítima de traumatismo craniano à saída do Hospital mostrando a conta respectiva

Contra-manifestante, adepto da feijoada à transmontana

Novo treinador do Benfica, dando indicações do banco

Já aqui se comentou a reacção do mundo islâmico a declarações do Papa contidas na conferência académica que proferiu na Universidade de Ratisbona. Tudo girou à volta da citação da frase de Manuel II Paleólogo, imperador de Bizâncio, que diz a um seu interlocutor muçulmano: "Mostra-me o que Maomé trouxe de novo e encontrarás coisas más e desumanas, como o direito de defender pela espada a fé que pregava." Mas aquilo que está verdadeiramente em causa é a matriz grega do pensamento ocidental, segundo a qual a fé é inseparável da razão - o logos - como conclui, e bem, JPP , no Abrupto. Correspondência essa ignorada no Islão.
Ocasião pois para mostrar algumas das imagens que faltavam para uma melhor compreensão dos métodos da "persuasão musculada" utilizada nas terras do Crescente.

6 comentários:

  1. O texto do JPP está excelente e tu resumiste-o no essencial e mais importante. Fartei-me de rir com as legendas das fotos. Estão demais!

    ResponderEliminar
  2. Este Papa está a surpreender-me. Onde o anterior era uma força da natureza em matéria de fé, este demonstra uma preparação teórica superior.

    ResponderEliminar
  3. Quem é que haveria de adivinhar que uma civilização que já foi tolerante - veja-se o que aconteceu durante a ocupação da Península Ibérica, ou nos Balcãs, sob o Império Otomano - havia de dar neste fanatismo teocrático!

    ResponderEliminar
  4. Entre ler alguns capítulos do Corão e ver um filme de terror prefiro ir à loja de Video alugar um DVD.

    ResponderEliminar
  5. Vendo bem, a justiça islâmica é um exemplo de como se pode ser magnânimo: corta-se uma mão a quem rouba uma laranja, lapida-se uma mulher casada que teve o azar de ter sido violada, mas aos cleptocratas que expoliam os seus povos nada se faz.

    ResponderEliminar
  6. Seus porcos nazi-sionistas, cruzados de Bush, quando a acabar de aparar a barba e cagar virado para Meca, vou-vos mandar um míssil disfarçado de Pai natal, que é para aprenderem...

    Bin Laden

    ResponderEliminar