Reflexões, notas, impressões, apontamentos, comentários, indicações, desabafos, interrogações, controvérsias, flatulências, curiosidades, citações, viagens, memórias, notícias, perdições, esboços, experimentações, pesquisas, excitações, silêncios.

quarta-feira, 27 de setembro de 2006

Crimes exemplares - 7

Fui a essa repartição uma e outra vez para tratar dos terrenos que o meu avô me deixou. Havia sempre mais um rendilhado da infindável trama requerimental que me era exigido. Foi então que comecei a dormir mal. Tinha pesadelos violentos. A simpatia forçada e a condescendência que era forçado a exibir estavam a esgotar as minhas forças, a esgotar o tutano da minha dignidade. A pior situação era quando me davam a entender que a "licençazinha" estava encaminhada e depois voltava tudo atrás. O movimento era circular e aparentemente eterno. Tão agradecido estava a esta linearidade ocupacional que a demonstrei ao chefe da repartição. Numa brumosa tarde de Inverno, após ter esperado que saísse do serviço, fui ter com ele. Mantendo o sorriso, encostei-lhe a lâmina ao pescoço e fi-lo engolir, um por um, todos os papeis que ainda restavam do que me tinham obrigado a preencher para o "bom andamento do assunto". Ao terceiro, deixou de espernear. Pelo silêncio que se seguiu, não era difícil adivinhar que o pedido fora finalmente deferido.

Ver anterior

2 comentários:

  1. É sempre bom saber que se cometeu mais um crime por estas bandas. Boa continuação.

    ResponderEliminar
  2. Há dias em que já me apeteceu fazer o mesmo...

    ResponderEliminar