Reflexões, notas, impressões, apontamentos, comentários, indicações, desabafos, interrogações, controvérsias, flatulências, curiosidades, citações, viagens, memórias, notícias, perdições, esboços, experimentações, pesquisas, excitações, silêncios.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

O quinto dos aniversários

Este blogue atingiu hoje a proveta idade de 5 anos. Notam-se já os dentes do siso a despontar. Mas é só isso. Um número redondo. Uma data que permite fazer balanços. Respirar fundo. Quanto ao futuro, nada de trocadilhos com os tristemente célebres planos quinquenais! Prefiro o prof. Zandinga, apesar de tudo! Ora, segundo contas dos especialistas, este espaço deveria atingir a sua maioridade plena. Pois lamento desiludir as previsões. É que não atingiu, nem, espero, algum dia atingirá. Altura então para o discurso da praxe. Recupero então o que sobre o mesmíssimo tema escrevi há precisamente um ano atrás: Como os visitadores ordinários bem sabem e aos outros lembro, o "Boca de Incêndio" tem uma estrutura, digamos, bicéfala. Ou seja, uma parte flexível, sem nenhum ordenamento temático ou formal, e uma parte constituída por rubricas sequenciais. As quais marcam o ritmo das actualizações, da mesma forma que a poesia marca o compasso do universo.  Agora, como então, é um blogue do mundo e que fala para o mundo. Quando o encontra ao virar da esquina, é para aí que se dirige. Quanto à sua projecção nacional, longe de ser um selecto blogue de referência, é referenciado quanto baste na blogosfera e não só. Sendo o escriba regularmente convidado a participar noutros blogues. Por outro lado, apesar de ser um local de encontro, o "Boca de Incêndio" não procura o consenso a qualquer custo e, muito menos, a unanimidade. Basicamente, continua a ser uma área onde a liberdade não é um simples soundbite, mas uma exigência diária, um exercício que não teme o erro.
Last but not the least, os agradecimentos. Que vão para todos os que este caderno às vezes diário têm seguido, com maior ou menor regularidade, apoiado, incentivado, divulgado, corrigido ou comentado.  Uma nota especial para o André, cujos textos muito trouxeram a este blogue.

1 comentário:

  1. Parabéns! Também é um testemunho de teimosia e sobrevivência. Para bem dos leitores assíduos, ainda bem que assim é.

    ResponderEliminar