Reflexões, notas, impressões, apontamentos, comentários, indicações, desabafos, interrogações, controvérsias, flatulências, curiosidades, citações, viagens, memórias, notícias, perdições, esboços, experimentações, pesquisas, excitações, silêncios.

terça-feira, 21 de abril de 2009

A Europa por um canudo

Pelo que se viu ontem no programa "Prós e Contras", a campanha eleitoral para o Parlamento Europeu irá ficar para a história como das mais bocejantes e vazias de que há memória. Os tópicos de discussão não vão além dos lugares comuns. Da troca de galhardetes. Mas passemos ao debate na especialidade. A inevitável Ilda Figueiredo lá vai debitando a ladainha dos horrores que, segundo os comunistas, assombrarão ad eternum o país. A encenação é tão má que a candidata mais parece estar a vender senhas para o sorteio do carro da associação dos ceguinhos. O cabeça de lista do PP teve um momento feliz, quando anunciou que, dos milhões do QREN com que Portugal foi contemplado, só para uma infima percentagem tinham sido até agora apresentadas candidaturas em Bruxelas. Por sua vez, Miguel Portas esteve em geral à altura dos seus pergaminhos. Embora ideologicamente distante, simpatizo com o personagem. Rangel, por sua vez, esteve qb. Mas é sobre Vital Moreira que me queria alongar. Apesar da consideração intelectual e académica que o Professor coimbrão me merece - a Constituição anotada de que é co-autor ainda hoja é a minha "bíblia" nesse ramo jurídico - a sua prestação eleitoral, pelo que tenho visto até agora, prevejo que irá ser um fracasso. Para já, a imagem não ajuda. Mas isso é o menos. Um toque de "avô cantigas" até pode criar alguma empatia nos indecisos. O problema é o seu discurso. No qual utiliza algumas técnicas de guerrilha e brainstorming herdadas da passagem pelo PCP. V.M., à semelhança da esquerda tradicional, não quer esperar pelo veredicto da História. Sobretudo quando se trata de enaltecer os seus méritos de resistente. Já se viu isso na questão da mordaça, lançada por Rangel. Vital apareceu logo colocando-se no pedestal do combatente, munido da característica superioridade moral do "eu é que conheci mordaças", "eu é que sei o que isso é", "tenho o cinturão negro de combatente anti-façista, querem ver, querem?", "vejam lá se querem levar uns golpes!", "quantos são, quantos são? Com este bigodinho de tomador de bicas e devorador de jornais ainda chego para eles!" "respeitinho que a mim ninguém me dá lições de mordaças!". E por aí adiante. Como se nota, uma variante do "eu é que sou o plesidente da Junta", na sub-espécie "rtp memória". Ó homem, espere pela História! Decerto ficará na galeria de opositores a esse regime estúpido e iníquo! Mas tenha calma, tá bem? Não gaste as munições por dá cá aquela palha! E pronto, da minha parte adivinha-se um belo dia de praia em Junho.

4 comentários:

  1. Primeiro critica e lá esboça uma análise, depois abstém-se e vai para a praia. E depois de não ter contribuído civicamente para nada, volta a criticar.
    Stanislavsky é que definia bem alguns críticos...
    m vieira

    ResponderEliminar
  2. Publiquei este comentário como uma amostragem gratuita e sem portes, ilustrativa da indigência mental que também se passeia na blogosfera. Ó Vieira, saiba que aqui critico quem quiser, como quiser e à hora que quiser. Quanto às idas à praia, idem. E quanto à participação cívica, parte de um equívoco básico, embora comum: confundir a actividade política com sedes partidárias e a cidadania com actos eleitorais. Sabe que mais? Gente como você diverte-me. Mas só um bocadinho. Se quiser encontrar o seguinte, basta procurar debaixo de uma pedra.

    ResponderEliminar
  3. Ouçam a nova música da Banda Zé Ninguém:

    Corrupção

    Corrupção em Portugal
    Não vai nada nada mal
    Este país é a loucura
    Está pior que uma ditadura

    O governo é uma piada
    Nem o circo tem tanta palhaçada
    Este país à beira mar
    Vamos todos afundar

    Por isso eu digo não
    Por isso eu digo não
    À corrupção
    À corrupção

    E depois, quem vai pagar!
    Andamos todos a brincar!
    Nem o gato nem o cão!
    Eu aposto um milhão

    Autarquia fraudulentas
    Presidentas pestilentas
    Sabem de quem estou a falar
    Ou é preciso explicar?

    Senhoras e senhores:
    Bem vindos a Portugal!
    O País mais corrupto da Europa!
    Mais corrupto da Europa!
    Não tenha medo, aqui ninguém vai preso!
    Ninguém vai preso!
    Mais corrupto da Europa!
    Mais corrupto da Europa!

    Este país é uma demência
    É uma grande decadência
    Autarquia fraudulentas
    Presidentas pestilentas

    E depois, quem vai pagar!
    Andamos todos a brincar!
    Nem o gato nem o cão!
    Eu aposto um milhão

    Por isso eu digo não
    Por isso eu digo não
    À corrupção
    À corrupção

    Banda Zé Ninguém
    www.myspace.com/bandazeninguem

    ResponderEliminar
  4. Não resisti a retribuir-lhe o cumprimento, embora esta seja a sua "casa", como faz questão de vincar.
    É que você também me diverte. A sério.
    Grato e os meus cumprimentos,
    m vieira

    ResponderEliminar