Reflexões, notas, impressões, apontamentos, comentários, indicações, desabafos, interrogações, controvérsias, flatulências, curiosidades, citações, viagens, memórias, notícias, perdições, esboços, experimentações, pesquisas, excitações, silêncios.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Alegria breve


No sábado de Páscoa fui almoçar a um conhecido restaurante de Melo. Terra natal de Vergílio Ferreira, para quem não sabe. Depois do repasto, o proverbial passeio pela povoação, cujo património é invejável. Já foi concelho, até às reformas liberais, e por pouco não integrou a rede de aldeias históricas. Como um íman, foi inevitável uma visita às (cada vez mais) ruínas do Paço de Melo. A magestosidade do conjunto ainda hoje é perceptível. O edifício, cuja origem remonta ao séc. XIII, foi construído por D. Mem Soares para se tornar residência senhorial da Casa de Melo. Este nome provem de um forte onde um cavaleiro, chamado D. Soeiro Raimundo, se distinguiu na Terra Santa, durante as Cruzadas. Onde foi companheiro de armas do célebre Ricardo Coração de Leão (lembram-se de Robin dos Bosques?). E que depois veio a residir na zona que viria a ser Melo. No período das Invasões Francesas, aí esteve refugiado o Bispo da Guarda. O imóvel, classificado, foi entretanto adquirido pela Câmara de Gouveia, em 1999, com o propósito de aí instalar um Centro de Estudos Vergilianos. Todavia, apesar de um Projecto de Adaptação e Reabilitação e de uma parceria com a UBI, o plano continua à espera de ser concretizado. A antiga casa do escritor ainda lá está, no centro da aldeia, indiferente a tudo.

1 comentário:

  1. Bem, essa associação com o Robin dos Bosques é importante, tenho de a partilhar com os pequenos cá de casa. Seria bom ver o Centro de Estudos concretizado e a casa do escritor transformada na casa-museu que se se pretende. Mas há no esquecimento uma certa beleza e as ruínas são sempre muito evocativas... Melo é giro!

    ResponderEliminar