Reflexões, notas, impressões, apontamentos, comentários, indicações, desabafos, interrogações, controvérsias, flatulências, curiosidades, citações, viagens, memórias, notícias, perdições, esboços, experimentações, pesquisas, excitações, silêncios.

quinta-feira, 17 de maio de 2007

Centenário Sanatório

No âmbito das comemorações do centésimo aniversário do Sanatório Sousa Martins, terá lugar na Guarda um espectáculo de evocação histórica da cerimónia e festividades associadas, no próximo dia 19 de Maio de 2007, a partir das 10.00 horas. A inauguração, recorde-se, contou com a presença de Suas Majestades a Rainha D. Amélia e o Rei D. Carlos. Sob a coordenação geral de Américo Rodrigues, director artístico do TMG, a evocação será baseada em textos deste vosso criado e de Hélder Sequeira (que também é consultor histórico desta produção). Mais informação sobre os intervenientes, consultar o blogue do TMG.
O espectáculo inicia-se na Estação de Caminhos de Ferro, com a chegada do Casal Real. Será depois feito um percurso em carruagem, pelo Mileu, Dorna, Rua 31 de Janeiro (na altura D. Luiz I), Praça Velha, Rua do Comércio, passando pelo Largo da Misericórdia, e seguindo então até ao Sanatório, onde terá lugar a inauguração propio sensu. Uma descrição dos festejos ocorridos na altura poderá ser lida nesta notícia, obtida a partir de jornais da época. A produção do evento cabe ao Teatro Municipal, sob encomenda do Hospital Sousa Martins.

Nota: esta postagem será recolocada em datas sucessivas até à data do evento.

7 comentários:

  1. Gil,

    Que se pensa aí de trasladar os restos mortais do Aquilino Ribeiro ( aparentemente bem implicado no processo do Regicídio que desapareceu para sempre do Tribunal onde ia ser julgado, em 1910) para o Panteão Nacional?

    André

    ResponderEliminar
  2. André:

    Não tenho conhecimento de nada. Mas se e quando souber alguma coisa, digo-te.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Assisti à cerimónia. Gostei muito. Parabéns aos participantes e ao TMG. Que, mais uma vez, soube responder ao desafio.

    ResponderEliminar
  4. Espera-se a gora que o Governo cumpra a promessa eleitoral de uma ampliação condigna do hospital. Se possível, com novas valências...

    ResponderEliminar
  5. André:

    Essa informação acerca do Aquilino Ribeiro ir para o Panteão sempre é verdade. Para mais desenvolvimentos, basta consultares o Google.

    ResponderEliminar
  6. Esteve bem, sob todos os pontos de vista. Mais uma iniciativa de que a cidade se pode orgulhar.

    ResponderEliminar
  7. As reportagens televisivas é que foram sofríveis...

    ResponderEliminar