Reflexões, notas, impressões, apontamentos, comentários, indicações, desabafos, interrogações, controvérsias, flatulências, curiosidades, citações, viagens, memórias, notícias, perdições, esboços, experimentações, pesquisas, excitações, silêncios.

segunda-feira, 21 de agosto de 2006

Viagens - 4

A Anadenanthera colubrina ( variedade Cebil ) é um árvore que pode crescer até 20 metros de altura, e que aparece no noroeste da Argentina, nas provincias de Tucumán, Salta e Jujuy. Com uma copa bastante grande, a árvore produz grandes vagens com 6 a 12 sementes cada uma, planas e que chegam a medir o equivalente a uma moeda de um cêntimo. Por sinal, parece que foram mesmo usadas como moedas em antigas culturas indígenas. As flores são muito pequenas, mas curiosas, dispostas em pequenas cabeças esféricas.
O uso do cebil transporta a um breve mas intenso mergulho até se vestir a pele do jaguar cósmico: o grande afinador que amplifica a audição, colocando nos terminais nervosos uma luminosidade subterrânea que, não obstante, não priva a contemplação celeste. Onde as poucas visões nítidas irrompema com uma clareza sobrehumana, proporcionando perspectivas que baralham completamente o leme da vontade. É a bússola do caçador místico. É a visão que define as acções concretas. É a exploração das espantosos grutas onde todos os tempos se renovam. As lutas do mundo dos espíritos, as intuições extáticas vêm do crepúsculo, habitadas por um som poderoso, ritmado pela pulsação do que está à volta.

Ver anterior

1 comentário: