Reflexões, notas, impressões, apontamentos, comentários, indicações, desabafos, interrogações, controvérsias, flatulências, curiosidades, citações, viagens, memórias, notícias, perdições, esboços, experimentações, pesquisas, excitações, silêncios.

quarta-feira, 16 de agosto de 2006

Viagens - 1

Existem três triptamínicos cujo uso alternado funciona como uma espécie suprema tridade enteógena. São eles a ayahuasca, o S. Pedro e o cebil. Ainda que compartam uma mesma base cognitiva, cada um desempenha funções específicas, segundo o seu âmbito específico, momento adequado e resultado final.
A ayahuasca conduz a uma imersão nocturna no coração da vida. O S.Pedro activa uma abertura diurna aos caminhos do sol através das profundidades da terra. O cebil plana velozmente no culminar da contemplação. As três plantas maestras partilham uma sacralidade comum, própria do êxtase mistérico - são afinadores cósmicos - mas cada uma serve diferentes fins, condicionados pelo tipo de experiência, duração, efeito psicofísico característico e propriedades intrínsecas.
As breves observações que se seguirão são produto da experiência e da busca para optimizar o uso dos vegetais sagrados, tendo em vista um equilíbrio dinâmico. Propôr os três usos, relacionados com os benefícios espirituais e práticos decorrentes, significa encontrar os rituais próprios a partir de um uso consciente para casos concretos, quer em função de práticas curativas quer na ampliação de estados de consciência.


(continua)

1 comentário: