Reflexões, notas, impressões, apontamentos, comentários, indicações, desabafos, interrogações, controvérsias, flatulências, curiosidades, citações, viagens, memórias, notícias, perdições, esboços, experimentações, pesquisas, excitações, silêncios.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

As portagens (2)

Sob o título "Contra Lisboa, Marchar, Marchar", o último editorial do Jornal "O Interior" (08.12.2011) situa de forma acertada a questão das portagens electrónicas, recentemente activadas nas ex SCUT. O texto pode aqui ser lido na íntegra.

Uma nota, a propósito. É consensual a condenação de como e quando as portagens foram impostas e anunciadas. E do silêncio ensurdecedor dos responsáveis políticos locais. Sobretudo, aquele que veio dos deputados eleitos pelo distrito. Mas, como o director do jornal refere, há que tirar também algumas conclusões sobre a forma como o debate foi conduzido e a contestação foi feita. Neste caso prevaleceu o simples e demagógico "não pagamos". Algo que, embora compreensível, não deveria tomar o lugar da razoabilidade e do bom senso. Sabendo-se até que o pagamento seria inevitável, mais cedo ou mais tarde. Isto é, deveria ter havido uma concertação prévia, cuja ordem de trabalhos passaria pela criação de outras formas de pagamento e da tal tarifa "social" para o interior, a extensão das isenções, etc. A entidade negociadora poderia ser uma uma comissão formada ad hoc por autarcas das regiões envolvidas, agentes económicos e representantes dos utentes. 

Sem comentários:

Enviar um comentário