Reflexões, notas, impressões, apontamentos, comentários, indicações, desabafos, interrogações, controvérsias, flatulências, curiosidades, citações, viagens, memórias, notícias, perdições, esboços, experimentações, pesquisas, excitações, silêncios.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Acidente poético fatal

Américo Rodrigues volta à poesia "escrita", após as suas estimulantes deambulações pela poesia sonora. Há quem diga spoken words, mas o significado das designações não é exactamente o mesmo. A obra reúne textos publicados no seu blogue pessoal, "Café Mondego". Os quais reflectem algumas das obsessões poéticas caras ao autor: a perda, o corpo, a dilaceração das certezas, o apelo indesmentível da matéria, o fulgor das onomatopeias, o grito, as memórias ardentes, a corrosão, as baterias assestadas à loucura da "normalidade".  Ingredientes agora temperados com uma ironia nova, visceral. E vestidos com algumas inovações ao nível da forma, sobretudo do ritmo, que surpreenderão certamente alguns. Suspeito que, com estas liberdades, o autor transportou para a poesia "convencional" a sua experiência performativa na poesia sonora, o apego a sonoridades cadenciadas e guturais.
 "Acidente poético fatal" é editado pela Associação Luzlinar, sendo a capa e paginação de Tiago Rodrigues. A apresentação decorrerá na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, na Guarda, a 17 de Dezembro, pelas 18 horas. Está prevista a leitura pública de alguns poemas, pelo autor, no Café Concerto do Teatro Municipal, pelas 23.00h.

Sem comentários:

Enviar um comentário