Reflexões, notas, impressões, apontamentos, comentários, indicações, desabafos, interrogações, controvérsias, flatulências, curiosidades, citações, viagens, memórias, notícias, perdições, esboços, experimentações, pesquisas, excitações, silêncios.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Sonhar é preciso (1)



Há uns dias atrás, chegou-me, via Facebook, um felicíssimo artigo de Desidério Murcho, no portal "Crítica na Rede", relativo à última  biografia da prolixa autora, Looking for Enid (2007), de Duncan McLaren. Convido-os à leitura do comentário, onde a certa altura se pode ler: 
"Na literatura de aventuras aprende-se a ser um ser humano como os seres humanos seriam se não fossem palermas. Aprende-se a alegria da amizade e da descoberta da realidade, aprende-se a ignorar o que faz dos seres humanos seres mesquinhos e desinteressantes, social e psicologicamente. Aprende-se a ter uma atitude contrária à da maior parte das pessoas: aprende-se a ousar resolver os problemas que nos aparecem pela frente, ao invés de criar problemas que resultam de disfunções e ansiedades psicológicas e sociais"
Não diria melhor. E logo um misto de adrenalina e nostalgia me levou a desenterrar um dos tesouros mais bem guardados da minha biblioteca: a colecção completa dos cinco!!! Cujas aventuras irão ser nesta série convenientemente relembradas, uma por uma. Trouxeram a lanterna?

5 comentários:

  1. Não só "Os cinco" da foto como os mais juvenis "Os sete" foram mais um legado teu de que também desfrutei.

    ResponderEliminar
  2. Hoje eu não poderia ler nada melhor que esta sua postagem ao seu Blog, o artigo citado acima ,é perfeito, e vou procurar ler ele completo, pois a muito desejava algo muito inteligente escrito, e dele poder ser porta voz ao mundo literario,
    PARABÉNS

    Efigênia Coutinho
    in New York

    ResponderEliminar
  3. Bonito comentário. Obrigada por me fazeres relembrar os cinco, os sete... Aprendi umas coisas para vida, sem dúvida..:)
    beijis,

    ResponderEliminar
  4. Xiça Homem, e não é que os tens todinhos :-)
    abraço

    ResponderEliminar