Reflexões, notas, impressões, apontamentos, comentários, indicações, desabafos, interrogações, controvérsias, flatulências, curiosidades, citações, viagens, memórias, notícias, perdições, esboços, experimentações, pesquisas, excitações, silêncios.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Irena Sendler (1912-2010)


Esta senhora, recentemente falecida com 98 anos, deveria ser nomeada, com inteira justiça, de Benfeitora da Humanidade, se tal título existisse. A história conta-se em poucas palavras. Durante a 2ª Guerra Mundial, Irena conseguiu uma autorização para trabalhar no Gueto de Varsóvia, como especialista de canalizações. Tal só foi possível graças à sua nacionalidade alemã e ao atestado de "sangue puro", é claro. Mas os seus verdadeiros objectivos iam muito mais além... Sabia muito bem quais eram os planos dos nazis relativamente aos judeus, mesmo que a palavra "endlosung" lhe fosse desconhecida. Como actuava? Irena transportava crianças judias para fora do gueto, escondidas no fundo da sua caixa de ferramentas. Levava também um saco de serapilheira, na parte de trás da sua camioneta, para crianças de maior tamanho. Como meio dissuasor, no mesmo compartimento levava sempre um cão, a quem ensinara a ladrar aos soldados nazis quando entrava e saia do Gueto. Claro que os soldados não queriam nada com o cão e, para além disso, o ladrar encobriria qualquer ruído que as crianças pudessem fazer. Enquanto conseguiu manter este trabalho, conseguiu retirar e salvar cerca de 2500 crianças. Por fim, os nazis apanharam-na e foi torturada brutalmente. Irena mantinha um registo, com o nome de todas as crianças que conseguiu retirar do Gueto, o qual guardava num frasco de vidro, enterrado debaixo de uma árvore no seu jardim. Depois de terminada a Guerra, tentou localizar os pais que tivessem sobrevivido e reunir as respectivas famílias. Infelizmente, a maioria tinha sido levada para os campos de extermínio. Para aqueles que tinham perdido os pais, mesmo assim, ajudou a encontrar casas de acolhimento, ou pais adoptivos.
No ano passado foi proposta para receber o Prémio Nobel da Paz... Mas sabem que mais? Acabou por ser preterida em favor de Al Gore. Um ex-presidente americano que andou a fazer conferências por todo mundo, pagas a peso de ouro, onde mostrava uns diapositivos sobre o Aquecimento Global. Lembram-se?

Sem comentários:

Enviar um comentário