Reflexões, notas, impressões, apontamentos, comentários, indicações, desabafos, interrogações, controvérsias, flatulências, curiosidades, citações, viagens, memórias, notícias, perdições, esboços, experimentações, pesquisas, excitações, silêncios.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

O morcão ataca de novo!

(retirado do "Fanáticos Benfica")

O programa televisivo " Trio de Ataque", na RTP N, era um exemplo bem conseguido do género "debate futebolístico com comentadores dos três grandes". A razão era simples: a qualidade e a elevação dos dois principais intervenientes: António Pedro Vasconcelos e Rui Moreira. O outro, o do clube dos viscondes e que já foi sindicalista, é o tal que diz "ab hominem" e acha bem que os treinadores comecem a insultar toda a gente a torto e a direito, desde que equipem de verde e usem risco ao meio. Da figura, que trabalha em sondagens (depois de alguém lhe ter explicado que não eram furos artesianos) nem me vou ocupar aqui hoje. O caso de Rui Moreira é que é paradigmático. Uma vez que encontrar um adepto de referência do FCP bem educado e capaz de argumentos racionais é um achado. Um verdadeiro case study. Pois esta minha preferência televisiva durou até ontem. O homem deixou finalmente cair o verniz e revelou a sua verdadeira natureza. Nessa edição do programa, para lá de uma excitação anti-benfiquista extra, às tantas dirige-se a A.P. Vasconcelos e manda-o calar, dizendo que ele não era o "moderador do programa", se pensava que era "especial" e outros mimos do género. Nem queria acreditar no que estava a ouvir! Passados alguns intantes, mal-humorado, recusou-se a responder a uma pergunta do pivot. No seguimento, referiu que tinha sido primeira página do jornal oficial do Benfica, de forma pouco elogiosa. Tentando com isso justificar a sua aleivosia do momento. Mas o que é que esperava? Que o jornal do adversário desportivo o convidasse para tomar chá? Que o estatuto de figura pública só valesse para os benefícios? Rematou então com uma frase onde entravam "galináceos" e outros adjectivos murmurados. Foi a 1ª vez que vi na TV um comentador avençado a insultar em directo adeptos de outros clubes! Para mais, alguém supostamente instruído, com algum jogo de cintura e capaz de trocar argumentos razoáveis. Portanto, este espisódio revelou um (até ao momento insuspeito) andrade economista, que insulta em directo milhões de pessoas! E uma em particular, por quem tenho um especial apreço, como cineasta, homem de cultura e comunicador. E benfiquista a sério, claro! Confesso que já há muito não assistia a algo tão miserável e onde fosse tão fácil tomar partido!!! A indignação, permanece. O programa em causa nunca mais me terá entre os seus espectadores...

2 comentários:

  1. É incrível, inacreditável, tal como o A. P. Vasconcelos disse. Mas se para ti foi uma surpresa, para mim já há muito tempo que lhe "tirei a pinta". Acontece que desta vez revelou-se totalmente. Ter estado em Inglaterra não o fez tomar muito chá qd era pequenino.
    Faz muito tempo que não ficava tão chocado e enervado a ver televisão.
    O moderador, esse, nada fez. Lamentável!

    ResponderEliminar
  2. Alguém lhe segredou que poderia ser o próximo presidente do FCP. Daí esta agitação e o querer "mostrar serviço". Mas desta vez passou das marcas. O APV devia exigir um pedido de desculpas em directo, e se elas não fosse dadas, abandonar o programa. Mais triste ainda é no blogue "Tertulia Benfiquista" terem atacado forte e feio o APV por criticar a direcção e o treinador. Revelando assim que o sectarismo e o seguidismo em relação a um incompetente como o LFVieira são mais fortes do que a defesa de um benfiquista que pensa pela sua própria cabeça e que foi enxovalhado em directo da forma que se viu. Lamentável.

    ResponderEliminar