Reflexões, notas, impressões, apontamentos, comentários, indicações, desabafos, interrogações, controvérsias, flatulências, curiosidades, citações, viagens, memórias, notícias, perdições, esboços, experimentações, pesquisas, excitações, silêncios.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Ainda os livros

A propósito do dia mundial do livro, o TMG convidou uma série de personalidades para indicarem um dos livros da sua vida e as razões da escolha. O resultado pode ser visto, até dia 30 deste mês, no Café concerto daquele Teatro. No âmbito de mais uma edição do "Table of contents". Para quem não sabe, trata-se de uma rubrica que consiste, basicamente, numa mostra informal e temporária (duas por mês) de textos ou imagens. Os suportes são mini-expositores dispostos pelas mesas do café. A escolha do escriba foi "Os Passos em Volta", de Herberto Helder, conforme aqui é explicado. Vista a exposição na totalidade, ressalta um dado curioso: nenhum livro de um autor espanhol foi opção dos convidados. Por que será? Ou não terá passado de uma coincidência? E como explicar que isto tenha acontecido numa cidade com laços históricos com o outro lado da fronteira e onde existe um Centro de Estudos Ibéricos? Talvez estas minhas reflexões não passem de um devaneio. Seja como for, numa próxima oportunidade, terei todo o gosto em apresentar como escolha uma obra fabulosa: "A Arte da Prudência", de Baltasar Gracián. Talvez assim desfaça o enguiço...

2 comentários:

  1. Interessante observação! Fui reparar nas nacionalidades dos escolhidos e interessante também que a maioria dos contemplados seja Português! O que, num país onde se diz que não damos importância ao que é «nosso», é extraordinário... Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Olá. Se virmos bem, a geografia tem aqui um valor relativo. O meu apontamento tem a ver com esta singularidade de uma das tradições literárias historicamente mais ricas e com a qual temos alguma afinação comum não ter sido objecto de nenhuma preferência... Puro acaso ou reflecte uma tendência, ainda que não confessada?

    ResponderEliminar