Reflexões, notas, impressões, apontamentos, comentários, indicações, desabafos, interrogações, controvérsias, flatulências, curiosidades, citações, viagens, memórias, notícias, perdições, esboços, experimentações, pesquisas, excitações, silêncios.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Juventude em marcha

(clicar para ampliar)

Começou ontem, em S. Gião (Oliveira do Hospital), mais um encontro nacional dos jovens do Bloco de Esquerda. O acampamento/festa prolonga-se até domingo. Refere-se no site oficial do Bloco que tudo irá decorrer "com muita festa, alegria e luta, mas com um formato diferente". Ups! Formato diferente? Sim, caros leitores, "contra o cinzentismo das vidas usurpadas", reclama-se "o direito à liberdade, à vida, à imaginação". Como já devem ter percebido, sou inimigo declarado da vidinha e devoto do inconformismo. O que significa que um programa destes, fazendo lembrar as proclamações dos situacionistas (atente-se ao "ensaiamos") é mais do que aliciante. O problema começa logo a seguir: o programa de actividades. Não pela ambição, mas pela vacuidade, pela visão a preto e branco. A abrangência dos workshops é avassaladora: inclui debates sobre Imigração e Racismo, Bio-combustíveis e Crise Alimentar, LGBT, Feminismo e Combate Social, Drogas Leves e Precariedade, entre outros temas, todos absolutamente indispensáveis. Destaque também para as sessões práticas, operativas, sobre "Faixas", "Stencil/Subvertize" e "Mobilização para comício". O ponto alto ocorrerá hoje, pelas 17 H, com um workshop sobre "Brinquedos Sexuais". O fantasma de Baden Powell, patrono destas actividades escutistas ao ar livre, já deve estar escarlate de vergonha. Seja como for, a coisa promete. Serão brinquedos multiusos? Virtuais? Na formação será utilizado o método demonstrativo ou também o activo? E dentro deste, recorrer-se-á ao role playing, ao brainstorming ou aos trabalhos de grupo? Maravilha maravilha era juntar este workshop ao das drogas leves. Até eu lá aparecia, disfarçado de Pai Natal.

Nota: acedi há pouco ao Portal da Empresa, para simular a criação online de uma sociedade. Na bolsa de denominações fantasia disponíveis, figurava, imaginem, "007... ordem para brincar". Nem de propósito!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário