Reflexões, notas, impressões, apontamentos, comentários, indicações, desabafos, interrogações, controvérsias, flatulências, curiosidades, citações, viagens, memórias, notícias, perdições, esboços, experimentações, pesquisas, excitações, silêncios.

terça-feira, 3 de julho de 2007

A censura está de volta

Durante estes dias de defeso blogueiro, fiquei a saber que nos espaços públicos com acesso à internet geridos pela Câmara Municipal da Guarda, foi barrado o acesso ao blogger. Quem quiser abrir um endereço alojado naquele servidor, que contem necessariamente os sufixos blogspot.com, verá aparecer uma mensagem assinalando a restrição, subscrita pelo administrador da rede. Vamos por partes: concordo que se vedem conteúdos pornográficos ou violentos nestes locais públicos, pensando nas crianças e adolescentes. Todavia, é inaceitável que se bloqueie o acesso ao maior servidor mundial de blogues num espaço desse tipo. Este procedimento tem um nome: CENSURA. Que não aparece sob a forma regimental do agente policial de olhar atento e indicador em riste, como na China, mas como um insípido e antipático anúncio. Que de resto se encaixa perfeitamente noutros sinais preocupantes de prepotência e atropelo das liberdades fundamentais coloridos de rosa. Neste caso, cabe perguntar: de que têm medo? Segundo parece, a insólita restrição é da lavra de um sociólogo ao serviço da Câmara. Desconhece-se a escola do pensamento perfilhada por esta sumidade, mas suspeito que será a escola de... Pequim.

6 comentários:

  1. Isso é mesmo como está a contar?
    Está bonito!

    ResponderEliminar
  2. Palavras para quê?

    ResponderEliminar
  3. É uma vergonha nacional! alguém devia divulgar isto!

    ResponderEliminar
  4. É precisamente para denunciar estes atropelos, entre outras razões, que a blogofera existe e se tornou tão incómoda.

    ResponderEliminar
  5. Se sabe que a culpa é do sociólogo este tem nome, porque não o questiona pesoalmente???
    Pessoalmente é mais fácil bater-lhe nas costas, não é???

    ResponderEliminar
  6. O caso é para ser remetido à Direcção Geral das Autarquias Locais, o local próprio para denunciar atropelos à legalidade. Quanto a bater nas costas, nem palmadas nem palmadinhas. Não conheço nem quero conhecer personagens do género.

    ResponderEliminar