Um contínuo upgrade vocabular no mercado dos anglicismos é um exercício fascinante. Não porque evoque hábitos recolectores ou uma indisfarçada vaidade em estar... up to date. Antes fosse. A questão é esta: expressões novas que são postas a circular na teia global referem-se, quase sempre, a realidades cuja apresentação verbal dispensa grandes análises semióticas. Mas cujo apelo ao sincretismo e ao poder sugestivo de uma imagem forte faz milagres. Veja-se o caso do termo "spin doctor". Alude, basicamente, ao profissional da área do marketing político. A expressão tem-se difundido em velocidade de cruzeiro. Até hoje, ignorava o seu significado. Entretanto, encontrei-a nos mais diversos suportes. O número suficiente de vezes para que a placeba ignorância se sentisse finalmente diminuída perante a curiosidade. E compreender como nas democracias modernas os políticos mais facilmente dispensam os votos do que o retoque da sua imagem.
Para quem quiser saber mais acerca do termo e da actividade em alta que designa, recomendo a leitura deste texto.
Para quem quiser saber mais acerca do termo e da actividade em alta que designa, recomendo a leitura deste texto.
Sem comentários:
Enviar um comentário