Reflexões, notas, impressões, apontamentos, comentários, indicações, desabafos, interrogações, controvérsias, flatulências, curiosidades, citações, viagens, memórias, notícias, perdições, esboços, experimentações, pesquisas, excitações, silêncios.

quinta-feira, 5 de outubro de 2006

Diário de um tolo - 10

Ser ainda como se já não fosse. Claro. Todavia, cada dia que passa estou mais certo de que cresci, digamos, por distracção. Consentindo que o estado das coisas se transformasse, a pouco e pouco, em estado(s) de alma. E de que, neste ponto, como em quase todos, a vida não permite partidas falsas. Mas sobejou ainda uma tarefa incompleta: como pôr de acordo a arte de viver com a minha forma de viver a arte? Como tornar as razões do êxtase alavancas de salvação (ignorando, para já, as outras, afinal tão aptas como estas)? Ora, como se sabe, a vida não é propriamente linear, mas também não é determinada pelo caos. E se a arte é o que fornece alguma inteligibilidade a esse caos, foi também lá que encontrei algumas pistas. Há mais ou menos dez anos, quando adaptava para teatro "Os Passos em Volta" de Herberto Helder, num poema seu pude ler "pensar com delicadeza, imaginar com ferocidade". Na altura, percebi que o começo da resposta estava aí. Mas faltava a pedra de toque para uma tríade imaginária, faltava o cume onde tudo ardesse. Encontrei-o numa das "Crónicas" de Lobo Antunes, lidas há pouco tempo - "amar com elegância". Et voilá! O puzzle estava agora completo...

Ver anterior

3 comentários:

  1. É sempre bom descobrir um confrade nos meandros deste mundo da blogosfera! Giles Godinus, correcto? Eu sou a Tatiana, a anterior Dux da Tertulia e gostava de deixar um abraço forte, daqueles que só os Tertulianos sabem sentir. Vamos lá a ver se é desta que os nossos mais velhos dão as caras para que os mais novos os possam conhecer!

    ResponderEliminar
  2. Olá Tatiana:

    Obrigado pela mensagem. Outro dia, no seguimento de um comentário que deixei no "Bar Velho", o DJ respondeu para aqui, dizendo que conhecia muito bem uma antiga Dux.És tu concerteza, pois a Maria João já foi há uns anitos. É bom saber que a Tertúlia continua activa. Pedia-te era para enviares o teu endereço de correio electrónico e/ou blogue para o meu mail.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. "amar com elegância"? Num país de obesos? lol

    ResponderEliminar