Reflexões, notas, impressões, apontamentos, comentários, indicações, desabafos, interrogações, controvérsias, flatulências, curiosidades, citações, viagens, memórias, notícias, perdições, esboços, experimentações, pesquisas, excitações, silêncios.

sexta-feira, 21 de abril de 2006

A choldra

O recente post de JPP intitulado "A Fauna das Caixas de Comentários" coloca uma série de questões deveras interessantes e que dizem directamente respeito à blogosfera. É claro que o fenómeno deverá ser circunscrito a uma percentagem de comentadores que JPP retrata, não se podendo generalizar aos restantes. A blogosfera permite assim que determinados comentadores assumam uma espectacularização da sua identidade virtual, usando um espaço de troca de ideias e de debate aceso como um simples mini chat onde vagueiam como figuras tutelares e castradoras de qualquer tipo de debate aberto e construtivo.
Como JPP refere, figuras cinzentas e ressabiadas que não saem do anonimato sempre houve, só que agora apresentam-se munidas do tal upgrade comunicacional que os blogues permitem, funcionando como uma espécie de proletariado dotado de uma superioridade moral, imposta numa ciberluta de classes que só agora dá os primeiros passos.
No seu livro "Portugal Hoje, o Medo de Existir", José Gil refere a inveja como a maior perversidade nacional, que associada a outros traços, compromete a existência de um autêntico espaço público. A blogosfera poderia ser o dealbar desse espaço, mas ficará seriamente comprometida com a propagação deste fenómeno.

2 comentários: